Brasil: Terra das oportunidades

Quando pensei em vir viver para o Brasil não sabia bem ao que vinha, essa é a verdadeira realidade. Nunca cá tinha vindo, só tinha relatos de pessoas que já cá tinham vindo (tanto de férias como a trabalho) e de brasileiros que fui conhecendo em Portugal, e por mais fiéis que sejam os relatos, vivenciar é sempre outra coisa, porque é a minha forma de ver e sentir, e não a dos outros. Achei que iria criar as minhas próprias oportunidades, mas enganei-me, foi o Brasil que me ofereceu as oportunidades!
Inicialmente julguei ser fácil criar a minha oportunidade profissional cá, tendo em mente os nossos antepassados de descobridores e os portugueses que emigraram para cá fazendo fortuna, subestimei o Brasil e ele provou-me que de fácil a oportunidade que pretendo criar não tem nada, vai ser batalhada, vai ter muita concorrência, vou cair e me levantar e cair e me levantar, sou eu que vou aprender muito mais com o Brasil do que o Brasil comigo.
Mas para já o Brasil está a dar-me a oportunidade de me conhecer melhor, está a ser o país de ‘nunca fiz isto em Portugal e vim para aqui fazer isto pela primeira vez’! Eu nunca pesquei em Portugal, vim ao Brasil pescar pela primeira vez (pesca recreativa, peixinho devolvido á água, a não repetir), em Portugal nunca mostrei interesse em bordados, agulhas, a minha mãe bem tentou ensinar-me o ponto cruz e a tricotar mas sem o mínimo de sucesso (pobrecita!) vim ao Brasil interessar-me por cursos de bordados e agora adoro bordar (a minha mãe está para a vidinha dela!!), vim ao Brasil fazer pela primeira vez aletria (mas claramente nunca vai ter o mesmo gostinho que a aletrias que a minha mãe faz) e tarte de nata! Essencialmente estou a ter a oportunidade de respirar sem a pressão (casa-trabalho-pagar contas), sem obrigações, não foi fácil no início, é difícil mudar o mindset, mas agora estou a aprender e a apreciar esta oportunidade que o Brasil me está a dar de criar as minhas próprias oportunidades de me conhecer melhor, de descobrir como é fazer diferente do que fiz até agora, sinto que haviam imensas coisas que nunca tinha visto por não ter tempo, e agora estou a criar as minhas próprias oportunidades tanto pessoais como profissionais.

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s