Diz-me o que comes, dir-te-ei de onde és!

A primeira vez que fui ao supermercado aqui no Brasil, senti-me perdida! Mas assim, perdida ao nível do que deve ter sentido Pedro Álvares Cabral antes de avistar terra!

Eu já tinha ido a supermercados fora de Portugal e sempre foi tranquilo, procurar o que se precisa, analisar preços, pagar e sair, o que pode dar errado?! Nada, e portanto nunca nada deu errado! Quando és turista e vais a um supermercado no estrangeiro, não conheces as marcas, mas também não te ralas muito, estás de férias!
É bem diferente ir ás compras para consumo diário/semanal ou ir fazer compras como turista, e nunca tinha pensado nisto até então!

Em Portugal, fazer compras é tarefa simples, já conheces as marcas que gostas, as que não gostas, as que gostas mas só compras quando estão em promoção, por vezes lá tens de cometer a loucura de ir à calculadora para ver qual das embalagens compensa mais (quando não tem o valor do preço unitário na etiqueta) ou para saber se aquela promoção afinal compensa (sim, sou somítica!)!
No Brasil não conhecia marcas, não conhecia as relações Qualidade-Preço, nem tinha bem presente o câmbio (ah sim, sou ótima a fazer contas de cabeça (NÃO!) e para ajudar era a primeira vez que fazia compras que não fosse em Escudo ou em Euro!), na etiqueta do preço não marca o preço unitário, há coisas que não estão no mesmo sector, há coisas que têm nomes diferentes, há coisas que não há aqui, e há imensas coisas que nunca tinha visto!
Falando em coisas que nunca tinha visto…

  • Caju – sabiam que o caju é um fruto? um fruto parecido com pêssego! O que nós chamamos de caju é só aquela parte exterior, 32 anos de ignorância cajuína!

  • Maracujá azedo – sim é azedo, arrisco-me a dizer que a tradução para inglês deve ser Ex-Passion Fruit ihih! E é grande, bem grande!

  • Maxixe – legume

  • Jiló – legume

  • Carambola -é uma fruta, não temos nada parecido, mas é só bom!

  • Coisa vermelha que não sei o nome, mas é parecido com cerejas (isto não encontrei no supermercado, foi aqui perto de casa)
  • Palmito – não consigo identificar nada parecido. Já vi cardápios de pizzas portugueses com palmito, ri muito! (não há palmito em Portugal)
  • Coca cola de café – tinha de ser no país do café!
  • Existe leite condensado sólido em barra!!!
  • A água de coco foi uma desilusão, tinha as expectativas muito altas, muitos anos a virar novelas brasileiras ahah

  • Os rabanetes são grandes, bem grandes!

Agora está tudo muito mais tranquilo, já tenho até supermercados preferidos! Passou o choque inicial… agora é ir comprando e experimentando!

1 Comentário

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s