A origem desta expressão brasileira é uma pequena aula de história do Brasil.
Como adivinhar que esta expressão ‘nasceu’ por causa da Segunda Guerra Mundial?!
Em 1939, quando a Segunda Guerra Mundial começou, perante a expectativa sobre se o Brasil entraria no conflito o então Presidente Getúlio Vargas teria dito: “é mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil entrar na guerra”, tentando tranquilizar os brasileiros. Em 1943 foi constituída a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para o Brasil estar preparado para entrar na guerra, no entanto a FEB era alvo de muito descrédito porque poucos acreditavam que efetivamente o Brasil entrasse na guerra. Mas a realidade é que em Junho de 1944 as forças brasileiras partiram para a Europa, alinhando-se ao lado dos EUA e seus aliados, portanto… a cobra fumou. O final oficial da Segunda Guerra Mundial foi a 7 de Maio de 1945. A cobrar fumou por poucos meses… mas fumou. E desde então a expressão brasileira ‘A cobra vai fumar’ tornou-se uma expressão popular em todo o Brasil.
A própria FEB adquiriu – A COBRA VAI FUMAR – como seu próprio lema/slogan e têm como mascote uma cobra a fumar.

A cobra vai fumar significa algo difícil de acontecer mas se acontecer não vai ser bom, a ‘a coisa vai ficar feia’, vão ‘botar para quebrar’, vão partir tudo. Portanto ‘a cobrar vai fumar’ é uma expressão intimidante.
Curiosidade: uma das coisas que as tropas brasileiras levaram para a Segunda Guerra Mundial foi a rapadura pela sua grande fonte de nutrientes.
Já tinha ouvido essa expressão, mas não fazia ideia do sentido-significado. Lembro-me de ouvir e ficar a imaginando uma cobra com cigarro na boca, tratando fumaça e ri.
Mas, cá entre nós, a segunda guerra acabou em 45 e se levarmos em consideração que as viagens eram longas e o país não tinha armas ou estratégias de guerra, não faço idéia do que foram fazer lá.
Bacio
GostarGostar
Olá Lunna! Também sou assim, ficou imaginando ‘visualmente’ algumas das expressões, é muito engraçado!
Acho que foram só picar o ponto, para provar lealdade aos Americanos – literalmente ‘para inglês ver’!
Beijinho
GostarGostar