PAGAR O PATO

A primeira vez que vi esta expressão brasileira foi num outdoor sobre educação na cidade onde vivo e julgo que foi em altura de eleições. Não me recordo ao certo, só vi o cartaz uma única vez, mas dizia algo do género: “Você não pode continuar a pagar o pato pelas escolas municipais.”

Fiquei ‘oi?’ (pensando bem provavelmente não disse isso… estava cá há pouco tempo e ainda não tinha apanhado esse tique brasileiro do ‘oi?!’ quando não entendem algo, coisa que eu oiço muito ahah) Reformulando, fiquei… ‘o que é aquilo??? Pato? Pagar o pato? Pagar o pato pela educação? Mas isto não faz sentido! Pagar o pato deve ser uma expressão/gíria brasileira, mas… usarem uma gíria num outdoor tipo 3x9metros?! Foi dos primeiros ‘choques’ sobre a informalidade brasileira, mas agora que escrevo este texto lembro-me que já existem em Portugal uns bons exemplos de outdoors políticos beeeeeem informais (para não dizer ridículos)!

E lá fui eu pesquisar o que significa a expressão brasileira ‘pagar o pato’, é o mesmo que você pagar por algo que não fez, ficar com a culpa de algo que não é da sua responsabilidade, o mesmo que sofrer as consequências por algo que não é referente a si.

Ao fazer esta pesquisa sobre o ‘pato’ encontrei uma campanha política que aconteceu com base nesta expressão ’Não vou pagar o pato’ – ‘Chega de pagar o pato’ onde o pato era a mascote e foram colocados patos insufláveis em vários locais do Brasil, independentemente da ideologia política, esta campanha é de tirar o chapéu pela originalidade!

A origem é baseada num jogo mediaval (?) português em que pessoas a cavalo tinham de soltar um pato amarrado com cordas (que nunca ouvi falar)!

Deixe um Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s